28 de nov. de 2013

Sem recursos para operar, chinês amputa sozinho a perna direita

Fato incríveis do nosso mundo! Por não ter dinheiro para arcar com custos médicos, um pequeno agricultor de Boading (China), que sofria de gangrena por causa de uma embolia, amputou sozinho a própria perna direita.


Segundo o “Huffington Post”, Zheng Yanliang, de 47 anos, começou a sentir fortes dores nas pernas em janeiro de 2011. Os médicos que o chinês consultou lhe receitaram fortes analgésicos, mas os remédios não fizeram qualquer efeito. A cirurgia de remoção do membro foi recomendada pelos médicos. Mas com a saúde já precária e sem dinheiro para a amputação, Zheng recebeu o prognóstico de que só tinha três meses de vida.

Inconformado com a sentença de morte, o agricultor decidiu fazer alguma coisa. Sem anestesia nenhuma, ele se encheu de coragem e em uma noite de abril de 2012, ele usou uma serra e uma faca para amputar a perna direita, menos de 14 centímetros abaixo do quadril.

Usei a faca para cortar a pele a ponto de eu poder ver o osso. Então usei a serra para cortar o osso. Eu tinha um cinto apertando a perna para conter o vazamento de sangue”, contou ao “Huffington Post”. Durante o doloroso processo, a serra chegou a quebrar uma vez.

O sofrimento do camponês não acabou. Ele terá de amputar a outra perna. Porém, desta vez, segundo o “Daily Star”, um médico de Xangai se ofereceu para fazer a cirurgia gratuitamente.


A pequena propriedade rural, de onde a família retira apenas a alimentação diária, está sendo tocada pela esposa de Zheng. A única filha do casal trocou a escola por um emprego para poder ajudar financeiramente os pais.

Nessas horas a gente até consegue agradecer por ter um SUS no Brasil. Poderia demorar, mas com certeza um paciente desses teria como fazer o procedimento com mais dignidade…